terça-feira, 28 de julho de 2015

Crianças praticam meditação para relaxar em escola pública de SC

Professora incentiva que alunos repitam 'Eu estou em paz' em aula.
Escola municipal fica a 40 quilômetros do Centro de Florianópolis.



Uma escola municipal de Florianópolis aderiu a aulas de meditação para ajudar a disciplinar os alunos. A iniciativa tem refletido na atenção e no bem-estar das crianças, conta a professora Rosângela Martins, idealizadora da ação.
A Escola Lupércio Belarmino da Silva fica no Sul da Ilha, na Caieira da Barra do Sul, a 40 quilômetros do Centro da capital.
O momento ocorre durante as aulas de educação física. São de três a cinco minutos, onde os alunos repetem "Eu estou em Paz" e fazem respirações profundas. A RBS TV acompanhou uma aula da turma de segundo ano do ensino fundamental, com alunos entre 7 e 8 anos.  
A professora garante que a prática não está ligada a religião. Para ela, a meditação aprimora a memória, criatividade e a capacidade dos alunos de absorção dos conteúdos, além de ajudar na interação com os colegas e diminuir a ansiedade. 
"Às vezes, o conflito que a criança traz para a escola era de casa. Aqui ela vai refletir, vai pensar se aquilo é bom para ela. E se a criança se sente melhor, ela leva isso para a família dela", diz Rosângela. 
A diretora da escola, Vanda Hickmann, apoia a ação. "Com certeza faz diferença em todas as disciplinas. A criança com a mente mais tranquila aprende mais", conta.
"Relaxa todo mundo e a gente fica em paz. Em vez de estar brigando e se estressando, a gente para um pouco, faz uma roda, e a professora começa a explicar pra gente", explica uma das estudantes.
Outro aluno avalia: "Faz a gente se sentir melhor, ver que o universo está em paz, que o mundo inteiro tá em paz". "Assim, a gente esquece das coisas ruins que passaram. O que passou, passou", complementa um dos estudantes.  

***Veja o Video completo aqui!***

Um comentário:

  1. bom de mais , parabens precisamos estar concientes da importância da meditação, respiração se importar com nosso eu.

    ResponderExcluir