terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os escritores do livro de Salmos e os Salmos para cada Signo!



Os escritores do livro de Salmos



Nosso livro de Salmos é uma coleção de 150 poemas dividida em 5 livros. Várias pessoas foram usadas pelo Espírito Santo para nos revelar essa rica literatura de adoração.

A metade dos salmos foi escrita por Davi. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. Atos 4:25 e Hebreus 4:7 atribuem mais dois ao segundo rei de Israel. Salomão, o filho de Davi, acrescentou mais dois (72 e 127), e Moisés escreveu um (90). Vários homens que conduziam o louvor em Jerusalém (Asafe, Etã e os descendentes de Corá) escreveram 25 dos salmos. Os autores de quase um terço dos salmos não se identificam.

As datas dos salmos abrangem, pelo menos, nove séculos. Moisés escreveu no 15º século a.C., e alguns dos salmos foram escritos depois da volta do cativeiro (veja, por exemplo, Salmo 147:2), que aconteceu no 6º século a.C. A grande maioria vem da época do reino unido, quando a arca da aliança foi levada a Jerusalém, e o templo foi construído naquela cidade.

A diversidade dos salmos traz uma riqueza especial à sua qualidade como exemplos de adoração. Eles tratam de toda espécie de experiência humana. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando comunhão com o Criador, e de pecadores sentindo falta dele. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios. Podemos aprender muito das diversas experiências de Davi, Asafe e outros salmistas de Israel. Considere alguns exemplos.

Quando fugia de Absalão, seu filho rebelde, Davi escreveu: “São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo....Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (3:2-5).

Depois de cometer adultério com Bate-Seba, Davi abriu o seu coração penitente para Deus: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (51:1-3).

Muitos salmos louvam as qualidades de Deus, como o Salmo 93, que fala em poucos versículos da soberana majestade, do poder, da fidelidade, da santidade e da eternidade do Senhor. Vários salmos destacam características específicas de Deus – a sua justiça (96:13; 98:8-9), a sua santidade (99), a sua misericórdia (136), etc.

A leitura dos salmos nos impressiona com a profunda espiritualidade do louvor. Temos o privilégio, através dos salmos, de ver de perto os corações de homens que realmente exultavam na presença de Deus. “Aleluia! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor” (135:1).


Fonte:
Rodrigo Campos

Salmos para 2016: 


Salmo para Áries


Você irá precisar de muita energia positiva para ter prosperidade nesse novo ano. Para afastar energias negativas, reze todos os dias o salmo 9.
“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.
Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Quando os meus inimigos contigo se defrontam, tropeçam e são destruídos.
Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça.
Repreendeste as nações e destruíste os ímpios; para todo o sempre apagaste o nome deles.
O inimigo foi totalmente arrasado, para sempre; desarraigaste as suas cidades; já não há quem delas se lembre.
O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.
Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.
O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.
Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.
Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.”
Salmos 9:1-11

Salmo para Touro


O salmo 87 é indicado para atrair a energia da prosperidade para os taurinos. Ele ressalta a serenidade que vai andar meio apagada em 2016, reze sempre para que não a perca.
“O Senhor edificou sua cidade sobre o monte santo;
ele ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.
Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus!
Entre os que me reconhecem incluirei Raabe e Babilônia,
além da Filístia, de Tiro, e também da Etiópia,
como se tivessem nascido em Sião.
 De fato, acerca de Sião se dirá:
Todos estes nasceram em Sião, e o próprio Altíssimo a estabelecerá
O Senhor escreverá no registro dos povos:
Este nasceu ali. Com danças e cânticos, dirão:
Em Sião estão as nossas origens!”
Salmo 89:1-7

Salmo para Gêmeos


Reze diariamente o salmo 111, pois ele lhe ajudará a atrair coisas boas para a sua vida.
“Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.
Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam.
Os seus feitos manifestam majestade e esplendor, e a sua justiça dura para sempre.
Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo.
Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança.
Mostrou ao seu povo os seus feitos poderosos, dando-lhes as terras das nações.
As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança.
Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão.
Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome!
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!”
Salmos 111:1-10

Salmo para Câncer


Para ter um ano próspero e com muita proteção, reze diariamente o salmo 126. Você irá estar acompanhado da palavra de Deus e será recompensado.
“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.
Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.
Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”
Salmos 126:1-6

Salmo para Leão


O Universo conspira a seu favor esse ano, existirá muita prosperidade para o seu novo ano. Para garantir essa energia próspera, reze diariamente o salmo 133.
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre”
Salmos 133:1-3

Salmo para Virgem


O salmo 18 é indicado para os virginianos para garantir a proteção divina na sua vida em 2016. Reze diariamente para atrair prosperidade.
“Eu te amo, ó Senhor, minha força.
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.
Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e estou salvo dos meus inimigos.”
Salmos 18:1-3

Salmo para Libra


O salmo 32, rezado diariamente, garantirá a você um ano pleno de conquistas e fartura.
“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.
Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento.”
Salmos 32:1-7

Salmo para Escorpião


Os escorpianos podem ficar tranquilos, está previsto um ano próspero e feliz. Mas você precisa estar sempre em contato com Deus para que ele não se esqueça da sua sorte. Reze o salmo 94.
“Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém!
Levanta-te, Juiz da terra; retribui aos orgulhosos o que merecem.
Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão?
Eles despejam palavras arrogantes, todos esses malfeitores enchem-se de vanglória.
Massacram o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança;
matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos,
e ainda dizem: "O Senhor não nos vê; o Deus de Jacó nada percebe".
Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios?
Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê?
Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem o conhecimento?
O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.
Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;
tranqüilo, enfrentará os dias maus, enquanto que, para os ímpios, uma cova se abrirá.
O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.
Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão.”
Salmos 94:1-15

Salmo para Sagitário


Como foi a prosperidade para você em 2015? Esperamos que bem, pois a energia permanece a mesma e você deverá manter a prosperidade equilibrada em 2016. Para que bons ventos tragam mais prosperidade, reze o salmo 113.
“Aleluia! Louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor!
Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre!
Do nascente ao poente, seja louvado o nome do Senhor!
O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória.
Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas,
mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?
Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,
para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.
Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!”
Salmos 113:1-9

Salmo para Capricórnio


Você terá que agir com muita sabedoria para ter prosperidade nesse ano. Ajude a sua sorte rezando o salmo 104 diariamente.
“Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor!
Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda,
e põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos. Faz das nuvens a sua carruagem e cavalga nas asas do vento.
Faz dos ventos seus mensageiros e dos clarões reluzentes seus servos.
Ele firmou a terra sobre os seus fundamentos para que jamais se abale;
com as torrentes do abismo a cobriste, como se fossem uma veste; as águas subiram acima dos montes.
Diante das tuas ameaças as águas fugiram, puseram-se em fuga ao som do teu trovão;
subiram pelos montes e escorreram pelos vales, para os lugares que tu lhes designaste.
Estabeleceste um limite que não podem ultrapassar; jamais tornarão a cobrir a terra.
Fazes jorrar as nascentes nos vales e correrem as águas entre os montes;
delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede.”
Salmos 104:1-11

Salmo para Aquário


Reze o salmo 118, que dará a você a proteção do plano divino para realizar seus projetos com sucesso.
“Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Que Israel diga: "O seu amor dura para sempre! "
Os sacerdotes digam: "O seu amor dura para sempre! "
Os que temem o Senhor digam: "O seu amor dura para sempre! "
Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade.
O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?”
Salmos 118:1-6

Salmo para Peixes


Se você ambiciona bens materias para o ano de 2016, tenha foco no trabalho e na oração e seus sonhos se realizarão. Reze todos os dias o salmo 120 e você terá um ano onde não vai faltar abundância material e bênçãos do plano divino.
“Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde.
Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!
O que ele lhe dará? Como lhe retribuirá, ó língua enganadora?
Ele a castigará com flechas afiadas de guerreiro, com brasas incandescentes de sândalo.
Ai de mim que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar!
Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz.
Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra.”
Salmos 120:1-7

Fonte:
http://www.wemystic.com.br/artigos/salmos-para-2016-salmos-para-a-prosperidade-indicado-a-cada-signo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário